Por Você

Vivemos em um estilo de vida que, além do consumismo, também nos induz a viver de forma acelerada. Nosso modelo de produtividade valoriza aquele que vive ocupado, sem tempo e estressado, como um troféu recebido ao “vencer na vida”. Com isso, vivemos sob estresse e muitas vezes nos sentimos mal quando tiramos um dia para simplesmente não fazer nada e aproveitar o ócio.

Um estilo de vida minimalista nos ensina a dizer não quando precisamos dizer não. Nos ensina a desapegar de excessos, nos tornando mais organizados em relação a compromissos, tempo, emoções e objetos. Quando conseguimos ter mais clareza sobre nossa vida e não nos encontramos mais em meio a uma confusão emocional e material, somos capazes de focar no que é realmente importante para nós e identificarmos nossa verdadeira paixão e caminharmos alinhados com nossos propósitos de vida.

Aprendemos, também, que podemos ser produtivos sem nos tornarmos estressados. Podemos cumprir prazos, manter um equilíbrio financeiro e planejar nossa vida a curto, médio e longo prazo. Simplificar a vida nos leva a um estado com menos estresse e mais saúde, além de aprendermos a apreciarmos momentos de calma sem nos culparmos por não estarmos produzindo.

O estado de Atenção Plena (mindfulness) é uma técnica de meditação que nos ensina a vivermos o momento presente trazendo a mente para o aqui e agora, e não sofrendo no passado e vivendo a ansiedade de um futuro que ainda não chegou. Assim, quando abrimos espaço em nossos guarda-roupas, desapegamos de nossas vidas não apenas pedaços de tecidos, mas também memórias, sentimentos, e tudo relacionado que nem sempre nos fazia bem.

Uma vida desacelerada nos ensina que ao sermos seletivos sobre nossos comprometimentos e consumo, conseguimos dedicar mais tempo e energia no que realmente é importante para nós, o que nos leva a valorizar cada momento da vida como se fosse único, afinal, é apenas com uma mente clara e consciente que somos capazes de prestarmos atenção em cada detalhe que nos cerca e sermos gratos pelo momento presente.