Vamos usar todas as nossas roupas?

por Camile Carvalho em 29/04/2014

Vamos usar todas as nossas roupas? | Vida Minimalista

Eu sempre tive um guarda-roupas bem aleatório. Com roupas de frio, estampas coloridas, sapatos que nem sabia que tinha e diversos vestidos. Mas nem tudo combinava entre si, então decidi, aos poucos, me desapegar das roupas que não combinavam tanto com minha personalidade, roupas que não cabiam direito em mim, roupas que não caiam bem em meu corpo e aquelas que não combinavam com nenhuma peça que eu já tinha.

Não foi (nem está sendo) um processo fácil, pois preferi me desfazer aos poucos do que eu não queria mais e comprar, em pequenas etapas, roupas que complementariam meu guarda-roupa.

O primeiro processo pra montá-lo foi descobrir como eu gostaria de me apresentar ao mundo. Não adianta eu tentar ressaltar uma qualidade minha se o tipo de roupa que visto não condiz com nossos desejos. Não é que devamos nos apegar completamente à roupa em detrimento de nossa personalidade, mas sim, tentar valorizar quem somos através da nossa imagem pessoal.

Descobri que tons cinzas, pretos e brancos combinam bem comigo e me trazem uma imagem de maior sobriedade. Coloridos não combinam tão bem comigo, até tentei usar roupas coloridas durante algumas semanas de março, mas não gostei muito do resultado. Assim, descobrindo o que fica bem e o que não fica, foi o momento de selecionar melhor o que iria usar no meu dia-a-dia.

Outra decisão que tomei foi de usar minhas melhores roupas, mesmo que seja pra assistir uma aula na faculdade. Todo evento da minha vida é importante e não há motivo pra me vestir mal em alguns e bem em outros. Com este pensamento, tirei a poeira de botas que quase nunca usava por não ter uma situação ideal. Coloquei em uso aquela bolsa esquecida no guarda-roupa e passei a usar aquela blusa que guardava para um dia especial.

Eu mereço usar o melhor que tenho, pois minha vida está acontecendo agora. É o hoje que importa e não o amanhã, quem sabe. É hoje que vou me vestir bem e que vou me olhar no espelho e gostar da imagem ali refletida. A partir de hoje não deixarei mais nada guardado no fundo do armário, pois quem usará, afinal, minhas botas escondidas naquela caixa no fundo do armário?

E vocês, usam todas as roupas que têm ou esperam um momento ideal pra usá-las?

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr


comentários via facebook

11 comentários leave one →

  1. Adorei! Também estou começando a usar todas as minhas roupas, inclusive as mais arrumadinhas. eu não saio muito de casa à noite, por exemplo. Então, porque fico guardando a roupa para uma ocasião especial, sendo que esse tipo raramente acontece? Estou começando a usar tudo mesmo! Antes eu tinha essa de “roupa pra sair” x “roupa pra trabalhar” e agora parei com isso. Quero olhar no espelho e gostar do que vejo ali e me sentir bem comigo mesma!

    beijos!

    Responder
  2. Oi Camile, passei por isso o ano passado. Também me desfiz de várias roupas que não combinavam com meu estilo. Parei de comprar roupas apenas porque estavam em oferta. Agora prefiro pagar um pouco mais, desde que seja um peça mais útil e de melhor qualidade.

    Responder
  3. kahena nantes

    Você realmente está lendo meus pensamentos! É isso que fiz alguns tempos atrás e decidi p mim, usar minhas roupas que eu mais gosto sempre, não só em algumas “ocasiões especiais”.
    Fofa!
    :*

    Responder
  4. Erika Ruggio

    Tô precisando muito colocar tudo isso em prática: descobrir quais roupas combinam comigo, me desfazer do que não uso e passar a usar todas as que tenho! São meus planos pros próximos três anos, será que consigo? Seu site foi um achado! Obrigada!

    Beijos

    Responder
  5. Camile, adorei este post! Sugiro antes de você for as compras, dê uma olhadinha nos 10 itens essenciais do Tim Gunn: http://www.hagah.com.br/especial/rs/variedades-rs/19,986,3307073,Os-10-itens-essenciais-do-guarda-roupa-feminino-por-Tim-Gunn.html

    São peças básicas, universais e que valem a pena investir em boas marcas ou matérias, porque usaremos em muitas combinações e por muito tempo.

    Espero que goste da dica. Abraços.

    =)

    Responder
  6. Camile, adorei este post! Sugiro antes de você ir as compras, dê uma olhadinha nos 10 itens essenciais do Tim Gunn: http://www.hagah.com.br/especial/rs/variedades-rs/19,986,3307073,Os-10-itens-essenciais-do-guarda-roupa-feminino-por-Tim-Gunn.html

    São peças básicas, universais e que valem a pena investir em boas marcas ou matérias, porque usaremos em muitas combinações e por muito tempo.

    Espero que goste da dica. Abraços.

    =)

    Responder
  7. Oie,
    Adoro seus posts e desde o ano passado que tenho aplicado muito do que leio aqui. Eu destralhei muito já e adotei a estratégia de me obrigar a usar tudo que tenho até gastar (e que eu decidi que ficaria no guarda roupas), tem funcionado bem e tenho feito looks diferentes com peças que ficavam antes paradas no armário. Às vezes parece que comprei algo porque são peças quase novas e pouco usadas mas na verdade são antigas. Tb uso sempre o que tenho vontade e usar as nossas melhores roupas em dias normais ajuda tb mto na auto estima.

    Responder
  8. alme

    Que mensagem linda! A nossa vida tem eventos todos os dias, e não tem porque nos vestirmos mal. Lindo, adorei a mensagem. 🙂

    Responder
  9. Kali

    Olá, adoro seu blog tenho aprendido muito … nossa ser mais minimalista tem me feito muito bem e tenho refletido sobre tudo… estou muito minimalista em algumas coisas e pouca em outras… sabe o que sempre me confunde o tempo de guardar os recibos… acho que um post sobre isso iria ajudar muito as pessoas para acumularmos menos coisas… e ouvi dizer que escanear esses comprovantes tb é valido sempre precisar guardar o recibo. Será que esta sendo assim mesmo? Sou acumuladora de papel. Se eu conseguir reduzir vai ser muito bom.
    Guardo boletos de pagamento de carro que nem tenho mais, comprovantes de atividade complementar da facul que acabai a 3 anos, comprovantes de pagamento da facul e contas de luz de casas que nem moro mais…. kkk enfim… duvidas e mais duvidas… bjo

    Responder
  10. Oi Camile! Ainda não conhecia o Vida Minimalista, e acabei encontrando como comunidade relacionada no facebook. Tudo bem organizado, bem escrito, parabéns! Adorei esse texto sobre as roupas porque essa é uma das atitudes que eu levo, não somente pelas roupas, mas pela questão de não desperdiçar o tempo (e portanto, usufruir daquilo que se tem evitando o acúmulo).
    Ainda estou começando com um blog (muito a aprender) mas com certeza esse espaço será uma grande inspiração. A dedicação transparece. Tudo de bom!

    Responder

Links por aí...

  1. Dia especial | Ponto Ka 03.05.14