Carta do Leitor

Depoimento: Qual é o peso que você carrega?

por Camile Carvalho em 23/10/2014

Hoje venho trazer mais um depoimento pra sessão Carta do Leitor. Fazia tempo que eu não publicava um depoimento aqui, e hoje venho lhes apresentar a Silvana dos Santos, uma mineira que conseguiu superar diversas pedras que surgiram em seu caminho e contou sua história de superação. Ela faz parte do grupo Vida Minimalista no Facebook e publicou seu relato lá mas me autorizou a postar aqui no blog para aqueles que não possuem Facebook. Vamos lá?

Às vezes o resultado demora. Bate o desanimo… Mas o mais gostoso quando vc decide mudar sua vida é a AUTO ESTIMA, essa sim, vale a pena!

Comecei minha luta em um grupo de Reeducação Alimentar, em Janeiro de 2013 com 117 kg, no auge de uma depressão. Não me cuidava mais, não tirava fotos, não me maquiava, enfim… estava deixando a vida passar. Junto com os incentivos do grupo, resolvi mudar minha vida. Mudar meu destino e tentar entender o que acontecia com MEU CORPO, MINHA MENTE E MINHA ALMA.

Em um ano de Reeducação Alimentar (Jan/13 a Dez/13) consegui eliminar 28 kg. Minha dieta era uma RA (Reeducação Alimentar) com direito a jacadas nos finais de semana. Nesse tempo, não abri mão de uma cervejinha e um prato de tira gosto no final de semana. Sempre postei meus pratos no grupo e fui muito criticada por isso, principalmente os de sábado à noite, mas mesmo assim, estava emagrecendo e o melhor, não deixava de viver, pois minha RA era seguida a risca de segunda a sexta feira.

Nesse meio tempo, resolvi montar um grupo para mim. O Vem ser Light, que chegou a 11 mil membros e foi extinto, devido a vários motivos que não vem ao caso.

Durante os meses de Dez/13 a Abril/14, meu fantasma voltou. Eu não conseguia mais me controlar e tinha várias crises de TCAP (Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica) e voltei a engordar, chegando a 103 kg em Abril. Eu sofri muito nesse período, pois como incentivadora de um grupo, eu me sentia mal em não dar o exemplo e o apoio que todas procuravam em mim. Em Junho de 2014 fui convidada para ser madrinha de casamento, e esse casamento iria se realizar no dia do meu aniversário de 40 anos. Aniversário esse, que eu sonhava chegar: Linda, Loira e Magra…

Resolvi apelar para a Dieta Dukan, mesmo indo contra todos os meus princípios com relação a dietas restritivas, pois desde que conheci a RA eu sempre defendi um emagrecimento em cima de uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Mas dessa vez meu imediatismo falou mais alto e resolvi tentar.

Fiz a dieta Dukan de 30/07/2014 a 30/09/2014. Não consegui seguir por mais tempo, mas confesso que adorei a experiência. Não pelos poucos quilos que eliminei, mas por entender um pouco mais sobre os meu TCAP e minha compulsão por carboidratos. Hoje estou com 91 kg. Minha luta não é fácil. Muitos podem dizer que é falta de foco… Mas eu digo: Vai além…

Recentemente tenho trabalhado meu psicológico de uma forma mais apurada. Descobri o “Minimalismo” e vi que os “Excessos” em minha vida vão além da obesidade. Descobri o quanto eu era “Consumista”, “Impulsiva”, “Compulsiva” e o quanto eu estava cercada também de pessoas negativas, objetos com energia acumulada, e resolvi pôr em pratica e me livrar de toda a negatividade.

O Grupo Vem ser Light, foi o primeiro. Fiz muitas amigas no grupo, recebi muitos incentivos, mas a medida que o grupo crescia, crescia também os MIMIMIS e aquilo estava me fazendo mal. Administrar aquilo estava se tornando insuportável para mim. Estava procrastinando minhas coisas e não era esse o meu objetivo de vida. Em seguida dei uma limpa no meu facebook, exclui pessoas que nunca me deram um “Oi” e só postavam besteiras que nada tinham a ver com a minha vida na net e eu me pegava lendo aquilo e meu tempo indo embora junto.

Depois passei para minha casa. Dei uma verdadeira FAXINA. Me livrei de objetos acumulados, roupas que não usava há anos, me desfiz de tralhas, parei de comprar tralhas que so acumulavam poeira, passei a dar mais valor ao meu dinheiro e comprar somente o necessário. Com isso meu tempo DOBROU. Hoje tenho tempo para fazer minhas atividades físicas, escolher melhor minha alimentação, cuidar dos que AMO E ME AMAM… Enfim, tenho tempo para CUIDAR DE MIM.

Minha dieta hoje: Levar uma vida light, minimizar o estresse em todos os sentidos, gastar menos com besteiras, viajar e curtir mais a vida. Comer menos (o suficiente para me manter saudável), cortar os exessos em todos os sentidos e aprofundar os meus conhecimentos em cima de uma vida minimalista e sobre o vampirismo de energia.

Quanto à balança? Bom, essa não me assusta mais. Eu quero é viver LEVE, LIVRE E SOLTA, ter energia para concluir minhas tarefas, parar de procrastinar a vida e com certeza, um dia os digitos da balança darão os números que a sociedade tanto cobra. Hoje o que quero é me SENTIR BEM. Ser a “SIL” de sempre.

Estou por ai!! De vez em quando eu apareço no grupo que tanto amo falando um pouco mais dessa minha luta que para muitos pode não ter nada a ver com o Minimalismo, mas para mim, fez todo o sentido na minha mudança de vida, da forma de me olhar no espelho e a valorizar o que a vida me deu de melhor: “O sorriso”.

Vida Minimalista - Carta do Leitor - Mande seu relato contato@vidaminimalista.com

Inspirador, não é? E você, tem alguma história pra contar? Envie para contato@vidaminimalista.com, se quiser pode anexar fotos. Caso não queira ter seu nome publicado, manterei sua privacidade.


3 comentários leave one →

  1. meio que me identifico com a historia dela… entendo muito..rs.. tem uma partinha minha que conta isso no meu blog tbem.. bjokas e sucesso

    Responder
  2. Olá, Camile!

    Primeiramente, gostaria de dizer que amo essa categoria aqui do blog, pois sempre são depoimentos que trazem consigo alguma lição de vida ou algo que nos toca de alguma forma e nos faz refletir sobre coisas que muitas vezes passam despercebidas e intocadas no dia-a-dia.
    “Segundamente”, gostaria de te avisar que te indiquei em uma premiação/meme entre blogueiras. Se puder, se interessar, e tiver tempo, seria legal responder para que possamos conhecer mais ainda sobre você e o blog.

    Mil beijos e sucesso!

    http://www.coisasfuteis.com/2014/10/one-lovely-blog-premiacao-11-questoes-e.html

    Responder
  3. val

    Lendo este relato chego a conclusão que minha história é a mesma. Só consegui eliminar peso quando eliminei os excessos da minha vida. Lindo post. Bj Val

    Responder