Pelo Planeta

Atualmente vivemos em um modelo nada sustentável: nossos recursos naturais são explorados para manter uma produção cada vez maior de produtos que chegarão até nós, consumidores finais. No entanto, muitos não têm a consciência de que tais matérias-primas extraídas da natureza são recursos não-renováveis.

Isso significa que nosso planeta nos oferece uma quantidade limitada de recursos mas que, devido a uma exploração excessiva, torna-se desigual e escassa em alguns pontos do planeta, e que se continuarmos a consumir de forma descontrolada, em alguns anos nosso planeta não suportará.

Um estilo de vida minimalista nos faz repensar sobre nossos hábitos de consumo e assim adquirir um modelo mais sustentável de vida neste planeta. Estima-se que para mantermos um padrão de consumo como o do brasileiro (e nem estou falando do estadunidense), precisaríamos de 1 planeta e meio, o que é inviável.

Repensar | Reduzir | Reutilizar | Reaproveitar | Reciclar | Recusar | Recuperar

Através do modelo dos 7 R’s somos capazes de repensar sobre nosso estilo de vida, reduzir nossa pegada ecológica, reutilizar recursos sempre que possível, reaproveitar materiais para outros fins, reciclar matéria-prima para criarmos novos produtos, recusar o que não precisamos ou o que não tenha sido produzido de forma legal e recuperar sempre que possível produtos que tenham estragado, dando uma nova vida a eles, ao invés de jogá-lo fora e comprarmos um novo.

Uma vida minimalista, portanto, está alinhada com padrões mais sustentáveis de consumo fazendo-nos refletir sobre nossos hábitos e costumes e nos trazendo uma clareza maior sobre a nossa responsabilidade pelo planeta em que vivemos.

Assista o vídeo sobre Consumo Responsável, do Programa Água Brasil.