Inspiração

Como organizar as leituras com a Técnica Pomodoro

por Camile Carvalho em 02/05/2016

kindle-camile-livro

A Técnica Pomodoro consiste em separar blocos de tempo de total atenção ao que estamos fazendo intercalando momentos de ação com descanso. Cada pomodoro representa uma janela de tempo de 25 minutos fazendo o que precisa ser feito mais 5 minutos de pausa, podendo ser escolhida neste tempo de descanso qualquer tarefa que não esteja relacionada ao nosso foco principal.

Ao todo, cada “pomodoro” tem a duração de 30 minutos. E assim, quando acabamos um pomodoro (ação + pausa), recomeçamos o ciclo novamente. Uma sessão completa é formada de 4 pomodoros, totalizando assim 2 horas de atenção plena e produtividade, quando então nos damos uma pausa mais longa de 15-30 minutos. É um bom tempo se considerarmos que dificilmente conseguimos manter o nosso foco em alguma atividade por duas horas seguidas!

Resumindo:

pomodoro-icone1 pomodoro = 25 minutos de foco + 5 minutos de descanso

Técnica Pomodoro e as leituras

Como estou fazendo meu desafio de Leitura Mindfulness, decidi experimentar usar a técnica Pomodoro enquanto leio meus livros sem distração. No domingo, escolhi o livro Grande Magia no Kindle para terminá-lo e ajustei o aplicativo Be Focused no celular. Se vocês procurarem pelos gerenciadores de download, há diversos Apps para a mesma finalidade. Quem preferir usar site, recomendo o Tomato-Timer (site) ou o Strict Workflow (extensão do Chrome).

Mantive a atenção total na leitura enquanto o tempo corria (dica: deixe o celular um pouco longe para não ficar olhando o tempo) e quando acabaram os 25 minutos, levantei-me, fui beber uma água, lavar o rosto e já estava pronta para mais um bloco de 25 minutos de leitura. Não demorou mais que 3 pomodoros e enfim, terminei o livro.

Se você ainda não leu o post sobre o meu desafio de Leitura Mindfulness, clique aqui!

Algumas considerações

Não use a técnica Pomodoro como uma competição pra acabar logo algum livro. A intenção do desafio de Leitura Mindfulness não é correr com a leitura, mas fazê-la com concentração total.

De nada adianta usarmos uma técnica de que nos ajuda na concentração, se vamos ler atropelando as palavras com a finalidade de acabar logo um livro. Use o Pomodoro para manter-se engajado na leitura, não para competir com si mesmo.

O que achei?

Minha experiência foi ótima. Claro que foi um teste e pretendo aplicá-la em momentos em que eu estiver com a mente muito agitada, querendo fazer mil coisas ao mesmo tempo. O ideal é sempre termos em mente que a leitura deve ser algo prazeroso, mesmo usando uma técnica de produtividade e concentração.

E vocês, já usaram alguma técnica de concentração e gerenciamento do tempo durante alguma leitura? E concurseiros, como lidam com tantos livros a serem lidos? Deixe seu comentário!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr


comentários via facebook

9 comentários leave one →

  1. Com certeza vou usar o método, tenho certeza que vou conseguir colocar minhas leituras em dia. Obrigada por compartilhar essa dica valiosa.
    Beijos.

    Responder
    • Espero que goste dessa dica! Eu consegui ficar muito mais focada na leitura, sem distrações. Depois me diga se gostou e se deu certo.

      Beijos!

      Responder
  2. Maria Inês Sá

    Oi Camile,

    Está técnica também é eficaz para uma adolescente estudar, da mesma maneira?

    Responder
    • Oi Maria Inês! Essa técnica é ótima pra qualquer atividade que precise de concentração, principalmente os estudos! Acho que vai te ajudar bastante! Depois me conte se deu certo. Beijos!

      Responder
  3. Não sabia que tinha nome pra essa técnica.

    Pra mim infelizmente não funciona eu demoro muito pra voltar a ter foco bem mais que os cinco minutos recomendados e se a pausa for maior perco interesse na leitura.

    Enfim a pessoa aqui tem problemas

    :*

    Responder
    • Sim, é a técnica pomodoro (tomate) por causa daqueles timers de cozinha em formato de tomate, e como o criador é italiano, batizou com esse nome. Mas realmente, nem sempre todos conseguem se adaptar. Beijos!

      Responder
  4. Gostei muito! Infelizmente eu só consigo parar em casa pra dormir, então, nesta fase muito louca da vida, não acho que conseguiria colocar em prática uma técnica como esta, mas parece ser algo incrível quando a gente precisa sentar pra estudar pra uma prova ou está cansada da sensação de desperdiçar todo o pouco tempo livre que tem olhando o pc ou o celular sem realmente se interessar por nada! Provavelmente vou aplicar esta técnica quando tiver mais tempo pra mim!

    Responder
  5. Artur

    conteúdo de qualidade parabens, hoje em dia está difícil, vou compartilhar e fiz questão de deixar meu comentário, obrigado!

    Responder
  6. Fernanda Rocha

    Ando muito desconcentrada nas minhas leituras, estou lendo um livro pensando no outro…vou experimentar a técnica.

    Responder