Bem-estar

Ideias simples para uma casa mais leve

por Camile Carvalho em 31/07/2014

Uma casa bagunçada e suja nos torna improdutivos e desanimados. No entanto, encarar uma super faxina e arrumação pode não estar nos planos imediatos de quem trabalha, estuda e ainda chega em casa cansado. Escrevi algumas dicas divididas em ambientes para tornar o ambiente mais aconchegante, limpo e simples, causando assim uma sensação de bem-estar. A lista é apenas uma sugestão e pode ser adaptada de acordo com as necessidades e rotina de cada um. Em vez de encarar uma super arrumação na casa inteira, tente organizá-la aos poucos, assim não ficará sobrecarregado.

Quarto

– Separe roupas que não servem mais para doação. Alguma precisa de ajuste? Separe para consertá-la

– Doe livros que não quer mais para algum amigo ou biblioteca. Se não deseja doar, troque pelo Skoob ou outros sistemas e feiras de trocas.

– Junte a papelada velha (contas antigas, cadernos de aulas e textos da faculdade) e coloque para reciclar. Não adianta manter papel sem utilidade ocupando espaço. Acha que vai precisar consultá-lo um dia? Considere escaneá-lo e guardar no Evernote.

– Remova objetos das superfícies, passe um pano úmido e volte apenas os que você mais gosta. É uma forma de mudar a decoração sem precisar de muito. Guarde ou doe o que não quer mais exposto.

– Desligue sua tv. Já experimentou escutar músicas relaxantes no quarto enquanto lê um bom livro ou seus blogs preferidos?

Banheiro

– Destralhe seus cosméticos.

– Coloque o conjunto de toalhas para lavar e troque por um limpo.

– Varra o chão.

– Passe uma escovinha na pia, para remover a sujeira mais superficial.

– Coloque uma essência para perfumar o ambiente.

– Tem algum produto ainda na validade, mas que não gostou muito? Sempre há um amigo que gostaria de experimentar. Doe!

Sala

– Desligue a tv e coloque uma música animada.

– Feche os olhos e imagine como você gostaria que sua sala estivesse. Agora abra e remova tudo o que não condiz com o que você gostaria.

– Estabeleça uma caixa de entrada e guarde nela tudo o que chega: correspondências, chaves, documentos do carro. Mas lembre-se de destralhá-la constantemente, ou se tornará o canto da bagunça.

– Tem aquele faqueiro guardado há 10 anos para um momento especial? Coloque-o em uso. VOCÊ é especial.

– Guarda CDs e DVDs na estante? Faça um destralhamento e doe aqueles que você não quer mais. Hoje é muito mais fácil encontrar filmes e músicas em formato digital. (exceto colecionadores e apreciadores!)

– Troque a toalha de mesa por uma limpa e bonita (Caso use).

– Tem relógios de parede parados? Troque as pilhas.

– Se tiver flores artificiais, passe um pano para remover a poeira ou se tiver mais tempo, lave-as. Considere comprar naturais!

– Varra o chão e desfrute de um ambiente mais clean.

Cozinha

– Quantos pratos, copos e talheres você tem? A quantidade corresponde ao número de moradores? Doe o excesso! Quanto menos utensílios, menor a pilha de louças que acumulam sobre a pia.

– Lave toda a louça pendente.

– Destralhe os potes de plástico. Pra que guardar 20 copos de requeijão e mais 10 de sorvete? Doe! Há muitas ONGs, principalmente de animais, que fazem bom uso destes recipientes.

– Abra a geladeira e analise o que você tem. Há algo fora da validade? Restos de alimentos ocupando espaço? Tem como fazer um sopão com os legumes? Não deixe nada estragar!

– Faça uma lista de alimentos mais saudáveis e tente inseri-los em suas próximas compras.

– Tem receitas culinárias espalhadas pelas gavetas? Coloque-as numa pasta ou digitalize para seu computador.

– Separe um copão para água. Crie o hábito de beber um pouco toda vez que lembrar, e mantenha-o cheio.

– Varra o chão e jogue o lixo fora.

Computador

– Delete arquivos duplicados.

– Organize suas pastas em uma hierarquia.

– Exclua fotos que não ficaram tão boas ou que são muito parecidas.

– Instale o Dropbox e guarde seus principais arquivos lá. É um ótimo backup nas nuvens que pode ser acessado de qualquer lugar.

– Instale o Evernote e guarde todas as suas notas, arquivos em PDF e artigos bacanas que encontrar pela internet.

– Organize os favoritos do seu navegador.

– Remova o conteúdo da lixeira.

– Passe um antivírus.

– Exclua contas de emails e redes sociais que não usa mais.

Carro

– Vá até a garagem com duas sacolas e remova tudo que não pertence ao carro e guarde em uma sacola. Faça o mesmo com o lixo acumulado.

– Confira se as lanternas e faróis estão acendendo. Faça uma breve revisão se está tudo funcionando, se precisa trocar óleo e como estão os pneus. Anote o que precisar fazer.

– Cheque o triângulo, macaco e primeiros socorros. Reserve um espaço na mala só para tais instrumentos (uma caixa ou sacola pode ser interessante).

– Se o carro possui seguro, verifique se o telefone de emergência se encontra dentro do carro em algum lugar visível. Anote também em seu celular.

 

E você? Como arruma e simplifica sua casa? Compartilhe suas dicas!

imagem: we ❤ it

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on Tumblr


comentários via facebook

12 comentários leave one →

  1. Andrea

    Ótimas dicas, Camile. Só falta ânimo pra colocar em prática, hahaha. 😉

    Aliás, fui lá ver o post de desapego dos CDs e DVDs e na metade, me lembrei que já tinha lido. Mas desde essa época, ainda não consegui me livrar dos benditos disquinhos! Os filmes e séries eu distribuí pela família, mas os de música, como eu tenho um gosto bastante “peculiar”, não consegui achar um destino digno. =/

    Responder
  2. Muito, Camile, como tudo o que tem postado. =)
    Creio que eu seja uma pessoa organizada, mas falta aplicar a ideia da caixa de entrada. Vou acatar a sugestão. Já sei qual caixa usar, e onde colocá-la. =)
    No mais, não gosto de acumular coisas. Isso facilita horrores para manter a casa em ordem, limpa e leve. =)
    Beijos,
    Lidi

    Responder
  3. Mary

    Eu aprendi num livro a idéia dos 3 sacos grandes para o declutter, um saco para colocar as coisas fora do lugar, outro saco é lixo e o outro é doação …
    Nossa essa dica para mim é ourooooo e faz a organização ser mais rápida!!!

    Responder
  4. Mary

    Mais uma dica bacana para que eu faço eu organizo minhas fotos no email. Após tirar as fotos da semana mando um email com o tema de Backup 06 por ex. E envio as fotos e as coloco na subpasta do email. Quando estou sem tempo de passar direto para a HD externa (acho a HD externa essencial para organismos e
    Destelharmos celular e computador).
    Assim não fico acumulando vídeos e fotos que desejo no meu celular.

    Aqui em casa quando recebo muita gente de uma vez os copos são descartáveis acho econômico, prático e não perco tempo depois lavando louça e nem preocupando a visita de levar a louça por mim.

    Quanto a cosméticos ser fiel aos que vc sabe que dará certo é a melhor saída. Eu já tenho uma base perfeita para minha pele, o corretivo perfeito, os cremes perfeitos … Achou é sossegar com eles é o melhor caminho. Se buscarmos algo que supere o que já está lindo na gente só nos leva ao consumismo.
    Eu chego a comprar outra base mas é
    A mesma que eu tenho para estoque rs … Já que comprando fora é
    Mais barato que aqui no Brasil…rs

    Responder
  5. Ótimas dicas, estou precisando de alguns itens, principalmente em relação ao Quarto. A questão é só começar, depois quando a gente começa a se mover é bem legal, e o resultado sempre melhora a qualidade do ambiente.

    Responder
  6. Sheila

    A parte do “desligue a tv e coloque uma música” pra mim foi a melhor. Desde que minha filha começou a ver tv (Ela tem 2 anos) eu não escuto musica em casa. Pq no raio da tv tem youtube e ela quer só música infantil. Isso me fez pensar, pq cresci ouvindo tanta coisa interessante na casa dos meus tios que são velhinhos desde roberto carlos a Engenheiros (com os primos) isso foi muito bom pra mim. Tenho que repensar isso, se é porque é criança tem que ouvir só coisa de criança. Pq a música nos anima, nos faz sentir vivos…

    Responder
  7. marcela'

    esse texto vai me dar uma mão viu!!!1

    Responder
  8. Cleane

    Assim que terminei de ler, levantei e fiz isso tudo. Vivem brigando comigo porque me desfaço das coisas constantemente. Mas me sinto leve assim, coisa de minimalista.

    Responder
  9. Vou colocar todas as dicas no meu checklist do próximo mês e por tudo em prática!
    Adorei!

    Beijinhos
    milenaazsantos.blogspot.com.br

    Responder