Economia Circular

Economia Circular é um modelo econômico que propõe uma mudança na forma de consumo. Seu principal conceito se aplica no reaproveitamento de tudo que é produzido mantendo o valor de tudo que extraímos e produzido, em oposição ao modelo linear de extrair – produzir – descartar.

Sua proposta é, acima de tudo, fazer com que haja um reaproveitamento de matéria-prima (já que nossos recursos naturais são finitos), de manufatura e de produtos finais através da super reciclagem (upcycle), remanufatura e reuso, como mostra o gráfico abaixo.

imagem-circular

Através da Economia Circular, somos capazes de aproveitarmos ao máximo o potencial de cada recurso já extraído da natureza e romper com o modelo linear de descarte que reduz a cada dia os recursos disponíveis da Terra e agrava a questão dos resíduos gerados pelo descarte excessivo fruto da sociedade de consumo. Com isso, a Economia Circular se alinha ao modelo dos 7R’s fazendo com que haja uma desaceleração nos prejuízos causados pela indústria em larga escala.

Repensar | Reduzir | Reutilizar | Reaproveitar | Reciclar | Recusar | Recuperar

Através do modelo dos 7 R’s somos capazes de repensar sobre nosso estilo de vida, reduzir nossa pegada ecológica, reutilizar recursos sempre que possível, reaproveitar materiais para outros fins, reciclar matéria-prima para criarmos novos produtos, recusar o que não precisamos ou o que não tenha sido produzido de forma legal e recuperar sempre que possível produtos que tenham estragado, dando uma nova vida a eles, ao invés de jogá-lo fora e comprarmos um novo.

Assista o vídeo sobre Economia Circular, produzido pela Ellen MacArthur Foundation, uma das principais vozes deste novo modelo econômico.